sexta-feira, 25 de maio de 2012



COMO TUDO FOI ACONTECENDO?

ETAPA 1: LEVANTAMENTO DE TODOS INTERESSES.
ETAPA 2: DEFININDO UM INTERESSE COMUM.
1º ANO C
O que eu quero aprender ?
Lista das pesquisas:
AVIÃO
Ø       Porque e como voam os aviões?
Ø       O que acontecem com os alimentos depois de engolido?
Ø       Porque a gente morre?
Ø       Porque os ratos comem alimentos nas casas?
Ø       Porque os ratos comem queijo?
Ø       Por que os carros andam?

AVIAO
ALIMENTOS
MORTE
RATOS
CARROS

Porque e como voam os aviões?
Porque os aviões pousam?
Porque os aviões explodem?
Porque eles tem rodas?
Porque tem motor?
Porque eles caem?
Pra que servem as asas do avião?
Pra serve o bico do avião?
Quem inventou o avião?
Quando foi inventado o primeiro avião?
 1º ANO D
O que eu quero aprender ?
Lista das pesquisas:
ESTRELA
v      De onde vem a lua?
v      De onde vem as estrelas?
v      Porque a luz do sol é mais forte que a luz do sol?

LUA
ESTRELAS
SOL

Ela é gigante?
Será que tem estrela que brilha mais que a outra?
Existe estrela cadente?
Será que ela pode cair no planeta Terra?
Tem estrela do desejo?
A estrela tem 4 pontas?

1º ANO E   
O que eu quero aprender ?
Lista das pesquisas:
ANIMAIS AQUATICOS E TERRESTRES
Porque a Terra gira?
Porque a lua tem várias formas?
Porque os fios elétricos dão choque?
Porque o Sol se parece com uma bola de fogo?
Porque os porcos vivem na lama?
Porque a luz brilha?
Porque os patos nadam?
Porque o tubarão vive na água?
Porque os peixes vivem na água?
Porque a gente tem que beber água?
Porque o cachorro fica doente?
Porque os pássaros voam?
Porque a gente fecha os olhos?
Porque os cavalos puxam carroça?
As baleias pulam fora d’agua pra respirar?
TERRA
LUA
FIOS ELETRICOS
SOL
PORCOS
LUZ
PATOS
TUBARÃO
PEIXES
CACHORRO
GATO
PASSARO
OLHOS
CAVALOS
BALEIAS
Quais os animais aquáticos e terrestres?
Porco, pato, tubarão, peixe, cachorro, cavalo, baleia


            

ETAPA 3: CONTRUINDO UM MAPA CONCEITUAL
ETAPA 4: APRESENTANDO O TEMA EM IMAGENS
ETAPA 5: PRIMEIRO REGISTRO EM DUPLAS(PAINT)
ETAPA 6: APRESENTANDO O TEMA EM VÍDEOS
ETAPA 7: REALIZANDO JOGOS COLETIVOS/DUPLAS DO TEMA.
ETAPA 8: RETOMANDO AS INFORMAÇÕES DOS VÍDEOS(RODA DE CONVERSA)
ETAPA 9: SEGUNDO REGISTRO EM GRUPOS (PAPEL PARDO)
ETAPA 10: APRECIAÇÃO DOS REGISTROS (MURAL)
ETAPA 11: APRECIAÇÃO DOS REGISTROS FOTOGRÁFICOS.
ETAPA 12: APRECIAÇÃO DOS REGISTROS GERAIS NO BLOG.
ETAPA 13: RODA DE CONVERSA PARA AVALIAÇÃO DA PESQUISA.
ETAPA 14: REGISTRO NO BLOG DAS IMPRESSÕES, OPINIÕES, DECLARAÇÕES COLETIVAS DOS ALUNOS(PROFESSOR ESCRIBA).
ETAPA 15: DIVULGANDO O BLOG ÀS FAMÍLIAS, ENTREGANDO ÀS CRIANÇAS FILIPETA COM ENDEREÇO DO BLOG.



2 comentários:

  1. adorei estes trabalhos feitos, pois isto tem demonstrado um maior interesse em geral nas crianças, sou mae de um dos alunos do 1°C, e já posso ver a diferença no aprendizado e desenvolvimento em seu estudo!Parabéns prof. val!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelo carinho...professora Val

    ResponderExcluir